sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Uribe rebate Lula e diz que brasileiro 'tremia' diante de Chávez




Uma declaração feita nesta quinta-feira pelo ex-presidente Lula irritou o ex-líder colombiano Álvaro Uribe, que fez duras críticas ao brasileiro em seu perfil do Twitter.

Durante o Fórum de Investimento Brasil-Colômbia, em Bogotá, Lula afirmou que sua relação com Uribe era de “desconfiança mútua”.
“Tenho certeza de que você (o atual presidente colombiano Juan Manuel Santos) e a presidente Dilma Rousseff podem fazer muito mais do que fizemos eu e o Uribe, que tínhamos uma boa relação, mas com muita desconfiança”, disse Lula. “Não confiávamos totalmente um no outro.”
A afirmação irritou o ex-presidente Uribe, que disparou duras críticas contra Lula em seu perfil no serviço de microblogging Twitter (@alvarouribevel), resgatando inclusive episódios da época em que os dois estavam no poder.
“Lula criticava Chávez em sua ausência, mas tremia quando ele estava presente”, afirmou Uribe em uma de suas publicações.
‘Melhor amigo’
Em outra mensagem, o ex-mandatário da Colômbia afirmou: “Lula hoje nos maltrata, mas quando estava no governo, fingia ser o melhor amigo.”
Uribe também criticou Lula dizendo que ele era incapaz de qualificar as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) de "terroristas".
Ainda sobre as Farc, o colombiano acusou Lula de vetar a transmissão pela TV de um debate entre líderes latinos sobre o grupo guerrilheiro, que ocorreu em Bariloche, na Argentina, em 2009.
Uribe também qualificou Lula de “mau perdedor”, e disse que Lula estaria “bravo porque ganhamos o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) com Luis A. Moreno”.
A afirmação faz referência à disputa para a presidência do banco, no qual o diplomata colombiano venceu o economista brasileiro João Sayad.
Fonte: BBC Brasil via Defesanet


OPINIÃO DO EDITOR:

Caro ex/atual Presidente da República, eu, como um simples cidadão e contribuinte brasileiro venho mui respeitosamente pedir a Vossa Excelência que se abstenha de emitir opiniões pessoais em Cerimônias Oficiais, pois devido ao cargo que ocupou por dois mandatos, suas palavras tem uma repercussão muito maior do que deveriam.
Sabemos que a maioria das pessoas que tenham a simples capacidade de pensar por si mesmas geralmente discordam veementemente de seus atos, pronunciamentos ou opiniões.
Lembro que apesar dos quase 80% de popularidade alcançados por Vossa Excelência, aceitação esta conseguida em grande medida pela continuidade do Plano Econômico do Governo anterior e pela distribuição indiscriminada de migalhas à população carente e menos instruída, não lhe dão o direito de causar tantos transtornos e desrespeito ao cargo maior de nossa democracia.
Respeite o legado de seu Governo, que tanto aparelhou a máquina pública, que tentou em várias ocasiões controlar a mídia, que foi responsável por alguns dos maiores casos de corrupção da nossa História Republicana, como a imprensa nestes oito anos demonstrou em vários momentos, mas sei que o Senhor nada sabia destes atentados a moralidade, pois isto foi dito por Vossa Excelência em várias oportunidades.
Respeite também o trabalho que vossa protegida política vem realizando à frente da Presidência, pois ela tem demonstrado que foi uma excelente aluna de Vossa Excelência, quando  inclusive trouxe de volta à  Casa Civil um grande "cumpanheiro" que havia sido "injustamente" execrado pela mídia quando era seu Ministro da Fazenda. Ela só se esqueceu que a população e a imprensa hoje não tem a memória tão curta quanto a algum tempo atrás. Mas ela também tem conseguido criar sua própria herança política, ao afirmar que todas as apurações no Ministério dos Transportes seriam levadas a cabo e os responsáveis exemplarmente punidos não havendo necessidade de uma CPI para que a oposição pudesse se fartar. Nisto ela se diferenciou de Vossa Excelência em pelo menos um ato, ao não alegar desconhecimento dos fatos. 
Caro ex/atual Presidente, se orgulhe. Isto é obra de Vossa Excelência!!!
Ps.:
Vossa Excelência tem direito a merecidas férias, então, as curta. Após oito anos de mandato, tendo que "solucionar" todas as mazelas brasileiras e três eleições anteriores disputadas até alcançar o poder, deve estar bem cansado. 
Vá para uma fazenda, ou sítio, ou praia  e deguste os churrasquinhos que tanto aprecia com os "cumpanheiros" que ainda não estão à disposição de sua protegida política.
O Senhor merece!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, é importante!